São João
Img google
Isabel deu à luz o santo que prepararia o caminho divino de Jesus. Décadas depois, João batizou o filho de sua tia Maria. A fogueira, na tradição católica lembra, portando, uma família que se protegeu.
A fogueira de São João, um dos principais símbolos da festa junina, é acesa na noite do dia 23 de junho e preparada para queimar durante vários dias de festa. Na crença católica, a mãe de João Batista teria acendido uma fogueira no alto de uma montanha para avisar Maria sobre o nascimento de João.
O Dia de São João é comemorado, em 24 de junho, para lembrar o dia em que nasceu João Batista, o profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo. A data cristã é celebrada em diversos países.
A festa junina, a princípio, era pagã e servia para os europeus comemorarem a colheita e o solstício de verão (no hemisfério Norte, ele ocorre em junho). Depois, com o avanço do cristianismo na Europa, a Igreja Católica apropriou-se da tradição e incluiu a celebração dos santos.
O dia 24 de junho é tido como o de nascimento de João Batista. Além do Brasil, o dia de São João e as festas juninas são celebradas na Espanha, Canadá, Dinamarca, França e Noruega. No Nordeste brasileiro, as festas simbolizam a gratidão aos santos pelas chuvas e têm características próprias.
Boas festas a todos.