29º Papa - Marcelino
O Papa Marcelino (em latim: Marcellinus) (Roma, ? — Roma, 24 ou 25 de outubro de 304) foi o vigésimo nono papa da Igreja Católica. Seu pontificado estendeu-se de 30 de junho de 296 até a sua morte em 24 ou 25 de outubro de 304,[1] coincidindo com a perseguição de Diocleciano. Sob o seu pontificado, surgiu o primeiro país cristão, a Armênia.
Segundo o Liber Pontificalis, na época dos imperadores Diocleciano, Maximiano e Constantino houve uma grande perseguição e martírio dos cristãos. Marcelino foi martirizado, sendo decapitado pelo próprio Diocleciano. Seu corpo, junto a outros que foram martirizados, permaneceu exposto por 26 dias na rua, para exemplo aos cristãos, por ordem de Diocleciano. Os corpos foram recolhidos pelo então sacerdote e futuro sucessor de Marcelino, Marcelo e outros sacerdotes e diáconos. Recolheram os corpos à noite com hinos e os enterraram na Via Salária, na catacumba de Priscila.[2]
O Catálogo Liberiano diz que o sepultamento foi na realidade em 25 de outubro.[carece de fontes] Após um intervalo de tempo considerável, ele foi sucedido por Marcelo.
Abraços ej...!!!