ejedib

"Jesus Cristo o caminho e a Luz do Mundo"

Textos

250px-Pope_Dionysius.jpg

25º Papa - São Dionísio

Papa Dionísio (? — 26 de dezembro de 268) foi o vigésimo quinto Papa, eleito no dia 22 de julho de 259 e permanecendo até sua morte, em 26 de dezembro de 268.[1]

Ele provavelmente nasceu na Magna Grécia. Dionísio foi eleito papa em 259, um ano após o martírio do Papa Sisto II, em 258. A Santa Igreja teve dificuldades em eleger um sucessor para Sisto por causa das violentas perseguições que os cristãos sofriam. Quando as perseguições diminuíram, Dionísio foi eleito bispo de Roma. O imperador Valeriano foi capturado e morto por Sapor I, soberano do Império Sassânida, enquanto tentava negociar um acordo de paz, em 260.[2] O novo imperador, Galiano, emitiu um édito de tolerância, trazendo ao fim a perseguição aos cristãos e dando um status legal à Igreja. Para Dionísio, coube a tarefa de reorganizar a Igreja Romana, que havia caído em grande desordem.[3] Sobre o protesto de alguns fiéis, em Alexandria, ele exigiu do bispo de Alexandria, também chamado Dionísio, explicações sobre a sua doutrina sobre a relação de Deus com o Logos.

Dionísio enviou grandes somas de dinheiro para as igrejas da região da Capadócia, que haviam sido devastadas, para reconstruir e resgatar os que estavam presos. Ele trouxe ordem à Igreja e procurou por paz, junto ao Imperador Galiano, que emitiu um édito de tolerância, que durou até 303.

Dionísio é o primeiro papa que não é listado como um mártir. Faleceu em 26 de dezembro de 268 de  morte natural. Está sepultado na Catacumba de São Calisto.

 

Abraços ej...!!!

Ejedib
Enviado por Ejedib em 11/11/2021
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras