ejedib

"Jesus Cristo o caminho e a Luz do Mundo"

Textos

Stephen_I.jpg

23º Papa - Santo Estevão I

Papa Estêvão I (em latimStephanus) foi o 23º papa. Foi eleito em 12 de Maio de 254 e morreu em 2 de Agosto de 257. Sucedeu ao Papa Lúcio I.

Nascido em Roma mas de ascendência grega, teve desavenças com as Igrejas de África e da Ásia, a respeito da supremacia da sede de Roma. Enfrentou São Cipriano de Cartago devido à questão do rebatismodos hereges e pela reabilitação dos bispos Basílides de Leão e Marcial de Mérida, que tinham sido acusados de apostasia. Sob o seu pontificado, intensificaram-se as lutas cismáticas dos seguidores do antipapa Novaciano.

De acordo com alguns historiadores foi martirizado nas perseguições do imperador Valeriano, enquanto que para outros foi decapitado pelos soldados de Décio, na cadeira pontifícia, em 2 de agosto de 257, durante uma cerimônia religiosa realizada na catacumba de São Calisto em que explicava o significado da noite da santa de compartilhar o cálice e o pão e a santidade e grandeza de se servir a Deus.

A festa de Santo Estêvão, para a Igreja Católica, é celebrada no dia 2 de Agosto.[1] Em 1969 uma revisão no calendário removeu o seu dia, mas, de acordo com a Instrução Geral do Missal Romano a Missa de 2 de Agosto deverá ser, em qualquer lugar, a missa para Santo Estêvão.

Estêvão é o patrono de HvarCroácia.

 

Abraços ej...!!!

Ejedib
Enviado por Ejedib em 11/11/2021
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras