ejedib

"Jesus Cristo o caminho e a Luz do Mundo"

Textos

Telésforo Santo da Igreja Católica 8°Papa daIgreja Católica

250px-Telesphorus.jpg

8º Papa - Telesforo

Telésforo (em latim, Telesphorus) foi o bispo de Roma e papa da Igreja cristã romana de c. 126 a c. 137, durante os reinados dos imperadores romanos Adriano e Antonino Pio. De ascendência grega, nasceu em Terranova da SibariCalábria.

Telésforo é tradicionalmente contado como o sétimo bispo romano em sucessão depois de São Pedro. O Liber Pontificalis menciona que ele fora um monge eremita antes de assumir o papado. De acordo com o testemunho de Ireneu de Lyon (Contra Heresias III.3.3), ele sofreu um "glorioso" martírio. Apesar de a maioria dos primeiros papas serem chamados de mártires por fontes tais como o Liber Pontificalis, Telésforo é o primeiro a quem Ireneu, escrevendo consideravelmente há muito, dá este título.

Eusébio de Cesareia (História da Igreja iv.7; iv.14) coloca o início de seu pontificado no vigésimo ano do reinado do imperador Adriano (128-129) e dá a data de sua morte como sendo no primeiro ano do reinado de Antonino Pio (138-139).

No Martirológio Romano, seu dia comemorativo é celebrado a 5 de janeiro; a Igreja Grega o celebra em 22 de fevereiro.

A tradição da missa do galo, a celebração da Páscoa aos domingos, a manutenção de sete semanas para a Quaresma antes da Páscoa e o cantar da Glória são, normalmente, atribuídos ao seu pontificado, mas alguns historiadores duvidam de que as tais sejam precisas.

O fragmento de uma carta de Ireneu ao Papa Vitor I durante a controvérsia da Páscoa no final do século II, também preservado por Eusébio, atesta que Telésforo era um dos bispos de Roma que comemoravam a Páscoa aos domingos, em vez dos outros dias da semana de acordo com o cálculo da Páscoa Judáica. Ao contrário de Vítor, porém, Teléforo permaneceu em comunhão com aquelas comunidades que não seguiam este costume.

Os Carmelitas veneram Telésforo como um santo padroeiro da ordem, já que algumas fontes indicam que ele foi um eremita no Monte Carmelo.

 

Abraços ej...!!!

 

Ejedib
Enviado por Ejedib em 11/11/2021
Alterado em 11/11/2021
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras