ejedib

"Jesus Cristo o caminho e a Luz do Mundo"

Textos

Papa_Sisto_I.jpg

7º Papa- São Cisto I

Sisto I (em latim: Sixtus; Roma, 42 — 3 de abril de125) foi o sétimo papa da Igreja Católica que o venera como mártir e santo. Segundo o Anuário Pontifício de 2008, o Papa Sisto teria liderado a Igreja Católica de 117 ou 119 a 126 ou 128.

 

O pontificado

Era filho de um romano chamado Pastor, da região da Via Lata. O seu nome, Xisto (Xystus), de origem grega, pode ter sido, erroneamente e em virtude da semelhança dos vocábulos, confundido com Sisto (Sixtus) pelo fato de ter sido o sexto sucessor de São Pedro.

Segundo o Catálogo o Liberiano dos papas, desenvolve o seu pontificado quando Adriano era imperador, «a consulatu Nigri et Aproniani usque Vero III et Ambibulo» («do consulado de Níger e Aproniano ao de Vero III e Ambíbulo»), ou seja, de 117 a 126 segundo a datação consular.

O historiador Eusébio de Cesareia, ao contrário, em dois escritos diferentes, relata dois períodos diferentes: em Chronicon diz que foi papa de 114 a 124, enquanto em Historia Ecclesiastica afirma que tenha reinado entre 114 e 128. Em todo caso, todos os estudiosos concordam com o fato de que Sisto tenha reinado cerca de 10 anos.

De acordo com o Liber Pontificalis, durante o seu pontificado, determinou três coisas:

  • ninguém além dos presbíteros e ministros do culto, durante a consagração, pode tocar no cálice e na patena;
  • os bispos consagrados na Santa Sé, ao retornar à sua diocese deve se apresentar com uma epístola apostólica que confirme a sua plena comunhão com o papa;
  • depois do Prefácia das Missas, o sacerdote deve rezar o Sanctus com a assembleia.

No período do seu papado, talvez, aparecem as primeiras divergências entre a Igreja de Roma e as Igrejas do Oriente, sobretudo pelo fato de que estas já celebravam oficialmente a Páscoa, festa que ainda não se tinha estabelecido no ocidente.

No seu pontificado, emitiu duas epístolas: uma sobre a doutrina da Santíssima Trindade e outra a respeito do primado do Bispo de Roma sobre as igrejas particulares.

Uma vez martirizado, seu corpo foi sepultado num pequeno cemitério da futura Basílica de São Pedro. O Catalogo Feliciano dos papas e diversos Martirológios o citam como mártir, ainda que não detalhem o seu suplício. Outros documentos, contudo, como o Calendário Universal da Igreja, atualmente não o inserem mais no catálogo dos mártires da Igreja Católica.

 

Abraços ej...!!!

Ejedib
Enviado por Ejedib em 11/11/2021
Alterado em 11/11/2021
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras