ejedib

"Jesus Cristo o caminho e a Luz do Mundo"

Textos

250px-Evaristus_at_St_Paul.gif

5º Papa - Santo Evaristo

São Evaristo, ou Aristo, segundo o Catalogo Liberiano (Belém50 – Roma105) foi o 5º Bispo de Roma e papa da Igreja Católica, que o venera como santo. Foi papa de 96/99 até 105/106.

Biografia

Pouco se sabe de Evaristo: segundo o Liber Pontificalis, teria nascido em Belém de uma família judia helenizada e teria se convertido aocrisatianismo em Roma, regendo a diocese de romana em substituição ao papa Clemente I, exilado na Táirica, nos tempos da perseguição do imperador Domiciano ou, mais provavelmente, de Trajano.

Imagina-se se Evaristo deve ser considerado papa de verdade (e não apenas um "vice") do ano 97, quando Clemente Iestava em exílio; ou só a partir de 101, ano no qual Clemente morre mártir em Criméia (notícia de Euzébio de Cesareia em sua Storia Ecclesiastica). Para Eusébio, é claro: Clemente, depois de nove anos de pontificado (88-97), "...passou o sacro ministério para Evaristo".

Liber Pontificalis reporta que ele dividiu Roma em sete diaconiae, ou tituli[1], lugares santificados pelo martírio dos cristãos, posteriormente, destinados à construção de uma igreja em sua memória (os antepassados ​​das paróquias modernas). Prescrito que os sete diáconos ajudariam nas homilias do bispo, um testemunho de sua ortodoxia, e começou a prática da bênção pública após a celebração do matrimônio civil. Alguns afirmam que esta afirmação do Liber não possui fundamento, uma vez que é atribuída a Evaristo uma instituição depois da Igreja de Roma.

Liber Pontificalis indica o seu sepultamento no túmulo de São Pedro, embora uma outra tradição diz que está sepultado na Igreja de Santa Maria Maggiore alla Pietrasanta, em Nápoles.

Alguns historiadores afirmam que o martírio de Evaristo, não é historicamente comprovado.

Ejedib
Enviado por Ejedib em 11/11/2021
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras