ejedib

"Jesus Cristo o caminho e a Luz do Mundo"

Textos

250px-Silvestro_de%27_Gherarducci_-_Gradual_from_Santa_Maria_degli_Angeli_%28Folio_159%29_-_WGA08682.jpg

4º Papa - Clemente I

São Clemente I Romac. 35 — Quersonesoc. 100), também conhecido como Clemente Romano (em LatimClemens Romanus), foi o quarto papa do Cristianismo da Igreja Romana, entre 88 e 97. Nascido em Roma, nos arredores do Coliseu, de família hebraica, foi um dos primeiros a receber o batismo de São Pedro. Foi sucessor de Anacleto I (ou Cleto) e autor da Epístola de Clemente aos Coríntios (segundo Clemente de Alexandria e Orígenes), talvez o segundo documento de literatura cristã, endereçada à Igreja de Corinto. Ele foi considerado posteriormente o primeiro Pai da Igreja[1] Apostólica Romana por ter defendido publicamente o sistema religioso através da hierarquia sacerdotal e rituais dogmáticos.

Estabeleceu o uso da Crisma, deu inicio ao rito papado sendo o primeiro Papa instituído e iniciou o uso da palavra Amém nas cerimônias religiosas. É conhecido pela carta que escreveu para a comunidade de Corinto, na qual rezava uma convicta censura à igreja, devida sobretudo às discórdias entre os fiéis (consta que os presbíteros mais jovens teriam expulsado do meio dos cristãos os bispos nomeados pela Igreja de Roma), estabeleceu normas precisas referentes à ordem eclesiástica hierárquica (bispospresbíterosdiáconos) e ao primado da Igreja de Roma.

 

Abraços ej...!!!

Ejedib
Enviado por Ejedib em 11/11/2021
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras