3º Papa Santo Anacleto
Cleto ou Anacleto (Atenas, — Roma, circa 92) foi o 3º Bispo de Roma e papa da Igreja Católica, que o venera como santo. Foi papa, indicativamente, de 80 a 92.[1][2][3]
Identificação da figura história
Depois de uma disputa que durou séculos, o Anuário Pontifício de 1947 estabeleceu que a figura do Papa Anacleto coincide com a de Cletus, citado pelo Liber Pontificalis como o sucessor do Papa Lino. Já Eusébio de Cesareia, Ireneu de Lyon, Agostinho de Hipona e Optato de Milevi consideravam Anacleto e Cleto a mesma pessoa, mas não concordavam com a ordem de sucessão dos primeiros papas: Ireneu listava, em ordem, Lino, Anacleto e Clemente, mas Agostinho e Optato listavam Lino, Clemente e Anacleto. Mas Tertuliano omitia os dois.
Mas a confirmação maior é a do estudo de Louis Duchesne.
O Catalogus Liberianus e o Carmen contra Marcionem argumentam que Anacleto e Cleto eram pessoas diferentes. Para o Catalogus Felicianus, o primeiro seria um grego, e o segundo um romano. Finalmente, para lembrar, o Martirológio Jeronomiano que registra Cleti martyris em 26 de Abril, enquanto que o Martirológio de Beda, na mesma data, escreve Sancti Cleti Papae et martyris mostrando a correspondência entre as duas pessoas.
A mais antiga lista de papas foi elaborada por Hegésipo durante o pontificado dopapa Aniceto, o décimo primeiro, apenas cerca de 160. Esta lista parece ter sido usada por Ireneu de Lyon (Adversus Haereses, III, III), por Sexto Júlio Africano, autor de uma história em 222, pelo escritor desconhecido do terceiro ou quarto século de um poema latino contra Marcião, por Hipólito de Roma (que estendeu essa história até 234) e, provavelmente, pelo autor do Catálogo liberiano de 354. Este último foi utilizado como referência para a elaboração do Liber Pontificalis. Euzébio de Cazareia, por sua crônica e pela sua história, se baseou em dados de Africano; no segundo trabalho, no entanto, ligeiramente corrigiu as datas. A crônica de Jerônimo é uma tradução de Eusébio, e é o único meio disponível para traçar os originais gregos perdidos do grande autor. As seguintes alterações na ordem dos primeiros papas:
- Lino, Cleto, Clemente (Hegésipo, Epifânio, o Cânon da Missa);
- Lino, Anacleto, Clemente (Ireneu de Lyon, Africano, Eusébio, Jerônimo);
- Lino, Cleto, Anacleto, Clemente (Poema contra Marcião);
- Lino, Clemente, Cleto, Anacleto (Hipólito de Roma (?), Catálogo Liberiano, Liber Pontificalis);
- Lino, Clemente, Anacleto (Optato de Milevi, Agostinho de Hipona).
Até hoje, nenhum crítico duvida que Cleto, Anacleto e Anèncleto são a mesma pessoa. Anacleto é de fato a forma latina de Anèncleto, enquanto Cleto é um diminutivo (mais cristão) de Anèncleto.
Abraços ej...!!!