ejedib

"Jesus Cristo o caminho e a Luz do Mundo"

Textos

Os 10 maiores papas -

 

 

8. João XXIII 

João XXIII 

 

 

 

 

 

Nacionalidade: Italiana
Viveu entre: 1881 - 1963  
Papado: 1958 - 1963 (4 anos) 
Nome de batismo: Ângelo Giuseppe Roncalli  
Nome escolhido: João XXIII 

O homem que entrou para a vida religiosa aos 16 anos de idade acabou por ser considerado um dos melhores papas da história. Lembrado como sendo o papa bom, João XXIII teve um papado curto devido a sua idade avançada, mas implementou uma série de reformas que colocaram a Igreja no clima do século XX. 

Pregou a tolerância e o ecumenismo, mudou radicalmente a relação com outras religiões (dialogando sempre com judeus e muçulmanos, por exemplo) e abandonou o latim em seus cultos, passando a usar a língua local, italiana, para falar com os devotos em eventos públicos. 

Foi acusado de ser maçom, esquerdista e herege por católicos conservadores, por pregar a liberdade religiosa. Em uma época pós-segunda guerra, com o planeta abalado e dividido, emitiu um documento sobre direitos fundamentais e dignidade a todos os seres humanos. Foi beatificado em 2000 e canonizado em 2014. 

 

Abraços ej...!!!

 

Ejedib
Enviado por Ejedib em 10/11/2021
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras