Os 10 maiores Papas -
6. Papa Paulo III
Nacionalidade: Italiana
Viveu entre: 1468 - 1549
Papado: 1534 - 1549 (15 anos)
Nome de batismo: Alessandro Farnese
Nome escolhido: Paulo III
Antes de ser ordenado papa, Alexandre já havia tido quatro filhos ilegítimos com uma nobre italiana. Dois de seus netos, inclusive, foram nomeados cardeais depois de sua posse. Era um homem que gostava de festas, carnavais e etc.
O que marcou o seu período foi, no entanto, as reformas que tentou implementar na Igreja. Na época, Martinho Lutero emprenhava a sua Reforma Protestante e o papa tentava conter tal protesto de várias formas. Foi o papa que convocou o Concílio de Trento, uma contrarreforma que buscava responder às críticas dos protestantes.
Estabeleceu a Inquisição Romana, criando amplos poderes de censura e de punição contra o que a Igreja considerava heresia. E também excomungou o poderoso rei Henrique VIII, colocando a Inglaterra de lado no mundo católico (o que depois resultou no fundamento da Igreja Anglicana).
Foi durante o seu pontificado que a famosa pintura O Dia do Juízo Final foi pintada na parede da Capela Sistina por Michelangelo. O pintor, trabalhando contrariado, retratou o papa com uma serpente enroscada no corpo e orelhas deformadas.
Abraços ej...!!!