ejedib

"Jesus Cristo o caminho e a Luz do Mundo"

Textos

Gráfico 1 – Orçamento total desembolsado, em R$ bilhões (a preços de jan/2018), da Saúde, Educação e Segurança 2011-2017

Brasil gastou R$ 95 bilhões com segurança em 2019, mas o governo federal reduziu o valor investido na comparação com 2018.19 de out. de 2020.

A proposta de orçamento de 2020 feita pelo governo do presidente prevê a destinação de R$ 11,1 bilhões para a segurança pública. ... Apenas 26,51% do orçamento previsto para segurança (R$ 29,4 bilhões) são de despesas discricionárias – ou seja, que podem ser utilizadas livremente pelo governo.

Apesar de investir em educação 5,7% do PIB, um percentual maior do que a média dos países desenvolvidos, o Brasil gasta, em comparação, pouco por aluno. Os US$ 4.450 anuais aplicados por estudante na rede pública são 54% menor do que a média dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – que reúne 36 nações, em sua maioria desenvolvidas. Nesta reportagem, os valores em dólares não são convertidos para reais porque foram calculados a partir de uma fórmula para comparação mundial.
Se em 2019, o governo tivesse aplicado o mesmo patamar que aplicou em 2017, 15% da receita corrente líquida de cada ano, a Saúde teria um orçamento de cerca de R$ 142,8 bilhões em 2019 – e não R$ 122,6 bilhões aplicados. Ou seja, um encolhimento de R$ 20,19 bilhões nos recursos saúde da população.21 de fev. de 2020

Em 2016, por conta da Emenda Constitucional 86/2015, o Governo Federal deve destinar 13,2% da receita corrente líquida para serviços de saúde pública. Esse percentual crescerá gradativamente, até chegar a 15% da receita corrente líquida em 2020.


Educar um jovem para depois não ter que punir um adulto!
 
 
É isso mesmo, investir em Educação a longo prazo poderemos ter reflexos positivos no desenvolvimento humano.

- Porque neste país os investimentos em Educação são menores do que na Segurança Pública?

-É mais fácil pegar uma criança com 08 oito anos , aducá-la adequadamente e dentro de 10 anos teremos um resultado favorável. Teremos um adulto de dezoito anos, educado e com compromissos sociais.

- Agora se deixarmos este jovem de 08 oito anos na rua, daqui a 10 anos teremos, talvés um sujeito com potencial elevado para o crime.

- O Brasil investe mais em Segurança Pública do que em Educação.

- No meu ponto de vista, o dinheiro gasto em Segurança Pública , é um dinheiro sem retorno, pois, bandidos são irrecuperáveis.

- Ao passo que, se gastar em Educação poderemos ter retorno de tudo o que foi gasto e ainda, formando cidadãos responsáveis e com o tempo diminuir os investimentos em Segurança Pública, pois, de fato teremos menos bandidos nas ruas , presídios  sem superlotação e consequentemente, diminuição dos gastos com a segurança pública de modo geral.

 
--- Os gastos do governo com segurança pública no Brasil totalizaram R$ 91,2 bilhões em 2018, o equivalente a 1,34% do PIB ou R$ 409,66 por brasileiro. ... Os dados constam no Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que indicou queda de 10% nas mortes por crimes violentos no Brasil entre 2017 e 2018.

---No Brasil, utilizando o mesmo parâmetro, gastamos 3 066 dólares por aluno. Se coubesse igualar nossa situação à média dos países ricos, os gastos com educação precisariam ser multiplicados por um fator 3,4. Alcançariam 21,1% do PIB.


Isto é o que o Brasil está praticando

Abraços EJ...!!!
 
Ejedib
Enviado por Ejedib em 16/03/2021
Alterado em 18/04/2021
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras