ejedib

"Jesus Cristo o caminho e a Luz do Mundo"

Textos

A POLUIÇÃO DO MONOXIDO DE CARBONO E O MEIO AMBIENTE
-Parece que virou moda agora , discussões a respeito do tema proposto.
-Mas, falando sério, o Brasil é um dos maiores poluidores que existe em todo o planeta. Temos as nossas fábricas, os nossos veículos as nossas queimadas anuais, que nunca param.

Em relação ao Monóxido de carbono, que é eliminado pelos carros movidos à gasolina, acredito que seria possível diminuir em até 90%,ou mais, pois, isso depende de ações de governos, tanto municipal, estadual ou federal.

- De que maneira poderia isso acontecer?
Tá aí uma bela pergunta;

- Vejamos o que poderemos fazer para que esses 90% ou mais, que é uma estimativa muito otimista, pudesse ser prontamente atingido:
-Os carros movidos com o combustível gasolina, nos modelos mais recentes, é necessário que saia de fábrica com uma peça chamada "Catalisador", que funciona de forma que o gas antes de ser expelido na atmosfera (meio ambiente), ele retorna ao motor e submetido a uma nova combustão, tipo nos carros turbo.
- Esta peça, hoje em termos de preços no mercado brasileiro, está em torno de R$380,00 a R$400,00 , reais. Para o consumidor brasileiro, que em geral ganha pouco, fica muito difícil repor esta peça, que geralmente teria que ser substituida de 2 em 2 anos , no mínimo.

-Qual é a Proposta de uma solução:

Pergunta bastante pertinente.

Vejamos: Hoje , se voce for realizar uma compra dessa peça, pagaria o que? Acredito que pagaria em torno de R$400,00 ,(quatrocentos reais, sem falar na mão de obra do mecânico, que está em torno de 20 a 40 Reais.
Supondo que tudo fosse ficar por R$440,00, (quatrocentos e quarenta reais), desses R$440,00 reais, só de impostos, em torno de 25% vai para o bolso do governo, ISSQN, antes disso, o dono da revendedora de peças, paga outro imposto na compra da peça.

-Propor ao Governo Federal , a isenção de impostos sobre esse produto seria a solução mais viável, pois, o produto sairia com um preço mais acessível e qualquer dono de veículo que ainda não possuisse  o "catalisador" , poderia adquirir com o preço mais baixo, sendo que isto sairia muito mais barato para o governo, pois, além de diminuir a quantidade de co² na atmosfera, ainda teria ganhos incontáveis em diversas áreas, tais como saúde (com a diminuição de problemas relacionados às doenças respiratórias) e outras  não relacionada aqui.
- Seria necessário que houvesse um projeto do governo federal, poderia ser encaminhado pelo próprio Executivo , ou através de um projeto elaborado por um Deputado por exemplo.

Sabemos que hoje os temas relacionados ao Aquecimento Global tem sido bastante discutidos em várias esferas da nossa sociedade e por que não dizer no Globo.

Esta teria que ser uma preocupação dos próprios governantes e tenho a plena certeza de que nenhum governo iria perder dinheiro, muito pelo contrário, só teria a ganhar, além de poder armazenar "créditos de Carbono", bastante valorizado e mundialmente comercializado, como vimos em um recente leilão de créditos de carbono...

Palmas, 01 de Novembro de 2007.

Abraços
Jonh...!!!
Ejedib
Enviado por Ejedib em 01/11/2007
Alterado em 01/11/2007

Site do Escritor criado por Recanto das Letras