1964-1964Eu tinha apenas quatro anos , mas, pude presenciar cenas que jamais se apagarão da memória.
Morávamos em uma fazenda próximo à cidade Brasília, minha terra natal,Capital Federal, então , como ficávamos perto da BR 060 e para irmos até a cidade de Alexânia, fazíamos o percurso a pé, pois, era perto e nós não tínhamos qualquer veículo , somente uma carroça, mas, não sei porque cargas d'agua, o pai não estava na cena..
Me lembro que minha mãe conduzíamos naquele dia, "não sei qual e nem o mês, provavelmente março, próximo a 31, quando ocorreu realmente o golpe contra João Goulart, quando do golpe militar" , eu e mais dois irmãos faziamos companhia.
De repente quando pisamos na Br 060, presenciamos aqueles Tanques do Exército e caminhões estacionados ao longo da BR e seus soldados bloqueando toda a pista.
Ninguém passava de carro, estava proibido, por força de Decreto do governo.
Era o que restou daquele dia, continuamos caminhando no acostamento até chegarmos na cidade.
O golpe de 64, como ficou conhecido:31 de março: militares consumam golpe contra Jango e a democracia..
Tanques nas ruas, população dividida e um presidente da República acuado e sem apoio. Nesse cenário, há 50 anos, se iniciava no Brasil o mais longo e duro período de ditadura do país, que perduraria 21 anos. Nas primeiras horas do dia 31 de março de 1964, tropas comandadas pelo general Olímpio Mourão partiram de Juiz de Fora (MG) em direção ao Rio de Janeiro consumando um golpe há muito tempo planejado pelas forças militares.
Isolado, o então presidente da República João Goulart, conhecido como Jango, pouco pôde fazer para evitar o golpe. Com a economia do país em crise e sem forças para promover as reformas de base, principal bandeira de seu governo, ele deixa Brasília rumo ao Rio Grande do Sul no dia 1º de abril.
Alguns dias depois, e dando o golpe como irreversível, o presidente parte com a família rumo ao Uruguai em um carro preto, escoltado por militares que ainda mantinham lealdade à Constituição. Jango morre na Argentina 12 anos depois. Inicialmente apontada como infarto, a causa da morte de João Goulart é investigada até hoje.
Tanques do Exército ocupam as ruas do Rio de Janeiro no golpe de 1964, iniciando o mais longo período de exceção do país Arquivo Nacional
Para o doutor em história e professor da Universidade de Brasília (UnB) Antonio Barbosa, os militares já haviam orquestrado uma espécie de golpe contra a democracia brasileira três anos antes. Com a renúncia de Jânio Quadros, em 1961, os militares atuaram para impedir a posse do vice, Jango, e o Congresso Nacional aprovou a mudança de sistema de governo, que passou do presidencialismo para o parlamentarismo, no qual o presidente da República não detém a chefia de governo.
“[Os militares] permitiram que João Goulart chegasse ao poder [em 1961], mas tiraram os poderes dele. Por isso, do dia 7 de setembro de 1961 até janeiro de 1963, quando houve o plebiscito e o não [ao parlamentarismo] venceu, Jango teve os poderes limitados”, relembra.
Abraços ej...!!!