ejedib

"Jesus Cristo o caminho e a Luz do Mundo"

Textos

Mensagens de Boas Festas - Mundo das Mensagens
Natal -5

O NATAL ESTÁ CHEGANDO.
Está bem aí. Batendo em nossas portas.
O Natal está chegando e então!
O que voce fez este ano para melhorar a vida de um ser humano ou mesmo, animais, pássaros, qualquer criatura de Deus!

Será que fez tudo o que queria fazer?
Ajudou alguém que estava passando por necessidades básicas?
Visitou alguém que se encontra ergastulado?

Se bem que este ano foi atípico, a situação foi surreal.
Esta Pandemia acabou fazendo uma reviravolta em tudo.
O "distanciamento social", provocou situações que nunca imaginávamos.
Pessoas isoladas em casa, sem qualquer contato, lojas fechadas por meses, pessoas perdendo seus empregos, ficando sem renda e pra continuar, pessoas que não necessitam, receberam Ajuda Emergencial ( Auxílio emergencial). Foi um ano terrível. É pra esquecer, como aqueles anos de pandemias no planeta. Até agora no mundo já faleceram 921.098 pessoas pelo novo corona vírus.

As pricipais pandemias na história....

- Gripe Espanhola - 1918 - 1920 - Morrem 50 milhões de pessoas, 500 milhões de infectados. No Brasil morreram 30 milhões de pessoas.
-A gripe espanhola não recebeu esse nome porque a Espanha foi o país mais atingido pela pandemia, mas, porque ela falou abertamente da doença. Por ser um país neutro na Primeira Guerra, que estava em andamento, a imprensa falava mais da pandemia, sem pressão do governo para evitar mencionar um vírus mortal que poderia afetar o moral da população. Causada por uma variação do vírus Influenza, a gripe atingiu a população em 1918 e permaneceu até 1920.

-Peste Bubônica (Peste Negra)
Entre 1343 e 1353, durante a Idade Média, estima-se que um terço da população europeia tenha morrido por conta da peste bubônica.  A doença é causada pela bactéria Yersinia pestis e se dissemina pelo contato com pulgas e roedores infectados. Os sintomas são parecidos com uma gripe forte, com febre, calafrios e dores musculares, mas além disso os infectados apresentam inchaço dos gânglios linfáticos na virilha, nas axilas ou no pescoço. Alguns dos grandes agravantes da disseminação da doença foram questões de higiene e saneamento da região na época.

Tifo
Com um contexto parecido com o de disseminação da peste bubônica, o tifo matou mais de 3 milhões de pessoas após a Primeira Guerra Mundial, entre 1918 e 1922. A rede de saneamento estava altamente prejudicada e isso impulsionou a transmissão, que também ocorria por meio de pulgas que tiveram contato com ratos infectados, mas, aqui, pela bactéria Rickettsia prowazekii. Os sintomas eram dor de cabeça e nas articulações, febre alta, delírios e erupções cutâneas hemorrágicas.

Cólera
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 28 mil a 142 mil pessoas morram por causa da doença todos os anos. Transmitida pelo consumo de água ou de alimentos contaminados, a doença afeta mais países subdesenvolvidos pela precariedade dos sistemas de saneamento.

Tuberculose
O surto de tuberculose durou 100 anos, de 1850 a 1950. Hoje, apesar da doença ser considerada controlada, ela ainda afeta regiões mais pobres do planeta. Acredita-se que mais de 1 bilhão de pessoas tenham morrido da doença e, segundo a OMS, é a doença infecciosa que mais mata no mundo.

Causada por uma bactéria, o Bacilo de Koch, tuberculose só passou a ser tratada após a descoberta da penicilina, por Alexander Fleming, em 1928.  Afetando o sistema respiratório, o sintoma mais grave é a insuficiência respiratória. Pessoas infectadas apresentam crises de tosse aguda com sangue e pus. 

HIV
Com o início do surto na década de 1980, a aids, sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Acquired Immunodeficiency Syndrome), é uma doença causada pelo vírus HIV. Desde então, estima-se que mais de 20 milhões de pessoas morreram por complicações da doença. 

O vírus prejudica o sistema imunológico dos infectados atacando linfócitos fundamentais para as defesas do organismo. Existem duas prevenções para o HIV: camisinha e profilaxia pré-exposição (o PrEP). Até hoje nenhuma cura para a doença foi encontrada.

-Gripe Suína (H1N1)
Com sintomas como febre, tosse, dor de garganta, calafrios e dores no corpo, a gripe suína recebeu esse nome porque foi identificada em porcos, em 2009, no México.  Causada pelo vírus Influenza e transmitida por gotículas respiratórias no ar ou por superfícies contaminadas, a doença também conhecida por H1N1 se espalhou rapidamente pelo mundo e matou mais de 18 mil pessoas.

Desejo a todos um feliz natal e um ano novo melhor do que foi 2020...

Abraços EJ...!!!

apôio : Leia mais em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/8-grandes-pandemias-da-historia-que-podem-cair-no-enem-e-nos-vestibulares/






 
Ejedib
Enviado por Ejedib em 08/12/2020
Alterado em 15/12/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras