ejedib

"Jesus Cristo o caminho e a Luz do Mundo"

Textos

O astronauta Marcos Pontes em uniforme de trabalho.
Dia do Astronauta



Parabéns ao nosso astronauta Marcos Pontes, apesar de não ido à Lua, mas, foi na ISS. Já foi um grande feito. Parabéns e que Deus possa abençoar a todos.
 
Em 1998, Marcos Pontes, formado em engenharia aeronáutica e piloto de caça da FAB, foi selecionado para programa espacial da NASA. Em dezembro de 2000, foi declarado oficialmente um astronauta da NASA.
Marcos Pontes foi o primeiro brasileiro a ir ao espaço, depois de oito anos de treinamento na Agência Espacial Norte-Americana e na Agência Espacial Russa. Seu voo inaugural fora previsto para 2000, mas problemas financeiros na NASA, além do acidente com o ônibus espacial Columbia, em 2003, adiaram todos os voos da NASA.

Dez anos após entrar para a história a bordo da Soyuz TMA-8 e se tornar o primeiro astronauta brasileiro a vencer a atmosfera terrestre rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), o coronel da reserva Marcos Pontes se sente dividido entre as melhores lembranças da experiência e as decepções com o programa espacial brasileiro. "Estamos muito aquém do que era o mínimo esperado para um país da categoria e intenções de desenvolvimento que é o Brasil", afirma o paulista de Bauru que passou 10 dias no espaço em entrevista ao Portal EBC.  

Formado em engenharia aeronáutica e com experiência como piloto de testes da FAB (Força Aérea Brasileira), Marcos Pontes ingressou em 1998 na Nasa, a agência espacial norte-americana. Mas o governo brasileiro da época não arcou com os compromissos firmados e a parceria foi encerrada. Além de realizar a manutenção na ISS, Pontes foi responsável à época por aplicar projetos comerciais, científicos e experimentos educacionais. No dia 8 de abril de 2006, o astronauta brasileiro voltou ao planeta Terra dentro da cápsula de reentrada da Soyuz TMA-7, um dos momentos mais críticos de toda a viagem espacial.

Depois de 10 anos da chegada do Brasil ao espaço, Marcos Pontes relembra dos "demônios do negativismo" e conta os efeitos do espaço que ainda percebe em seu corpo: sangramento dos ouvidos, alergias e alterações de peso. 
Ejedib
Enviado por Ejedib em 09/01/2020
Alterado em 14/09/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras