ejedib

"Jesus Cristo o caminho e a Luz do Mundo"

Textos


O que é a verdade?

A verdade está em cada um de nós. Aquilo que somos e que haveremos de ser se traduz numa das verdades, mesmo que empírica. Não basta para nós utilizarmos de todo o conhecimento existente sobre as verdades do mundo.

É preciso mais do que isto. E isto que falta iremos buscar em nossas experiências, frustrantes ou não, tudo se traduz numa verdade...porque o ser e não ser , sempre terá lugar em nossas mentes... Se somos é porque existimos, ou se somos é porque sabemos...ou se não sou é ´porque eu não sei...sabedoria às vezes não depende de leitura alguma...pode-se ser um sábio natural, uma pessoa que nunca leu uma letra, mas, a sabedoria nele existente vem da sua vivência, em contato com a natureza generalizada. contato com outros seres, sejam humanos ou não... Aí está a verdadeira sabedoria de vida, sabedoria esta adquirida pela vivência contínua. A sabedoria não admite retrocesso ela é sempre avante, adiante.

O seu pensar pode até não ser igual ao meu... mas, mesmo assim voce também é portador de uma sabedoria nata. Só de distinguir o certo do errado, já pode-se entender como um verdadeiro sábio.


textos..wik....
Até que os filósofos sejam reis, ou até que os reis e príncipes deste mundo tenham o espírito e o poder da filosofia, e até que a grandeza polítiva e a sabedoria se encontrem, e até que a natureza dos plebeus que perseguem uma até a exclusão da outra seja forçada a se retirar, as cidades nunca se livrarão dos seus males... não, nem a raça humana, segundo creio.[87]
— Sócrates, República, 473c–d

 
Até que isso aconteça, Sócrates diz que a humanidade terá de se contentar com uma sombra de justiça, caracterizada por uma "Mentira real" que diz que aqueles que governam merecem fazê-lo e que aqueles que são governados também o merecem.[87]
Sócrates descreve esses "reis filósofos" como "aqueles que amam a visão da verdade"[88] e apóia a idéia com a analogia de um capitão e seu navio ou um médico e seu remédio. Segundo ele, vela e saúde não são coisas que todos estão qualificados a praticar por natureza. Uma grande parte da República aborda como o sistema educacional deve ser para produzir reis-filósofos.
De acordo com Sócrates, um estado composto de diferentes tipos de almas, em geral, decai para a 
aristocracia (regra pelos melhores), para uma timocracia (regra pelos honoráveis), depois para uma oligarquia (regra pelos poucos), depois para uma democracia (regra do povo) e, finalmente, para a tirania (regra de uma pessoa, regra de um tirano).[85] A aristocracia no sentido de governo (politeia) é defendida na República de Platão, é o regime governado por um rei-filósofo e, portanto, baseia-se na sabedoria e na razão.
Para Sócrates, a democracia nasce da revolta do pobre contra a oligarquia, o estado é "cheio de liberdade e generosidade" e cada um pode viver a seu modo, "Estas e outras características parecidas são comuns na democracia, que é uma forma fascinante de governo, cheia de variedade e desordem, dispensando um tipo de igualdade tanto entre os iguais quanto entre os desiguais", porém, "os cidadãos são dominados por desejos desnecessários que estão sempre gastando, nunca produzindo" e "lhes falta talentos, objetivos justos e palavras sinceras", como resultado, o estado é governado por pessoas que não são adequadas para governar.
[89]
O estado aristocrático, e o homem cuja natureza lhe corresponde, são os objetos das análises de Platão em grande parte da República, em oposição aos outros quatro tipos de estados/homens, que serão discutidos mais adiante em seu trabalho. No livro VIII, Sócrates declara em ordem as outras quatro sociedades imperfeitas com uma descrição da estrutura e caráter individual do estado. Na timocracia, a classe dominante é composta principalmente daqueles com caráter de guerreiro. A Oligarquia é composta por uma sociedade na qual a riqueza é o critério de mérito e os ricos estão no controle. Na democracia, o estado tem semelhança com a antiga Atenas com características como igualdade de oportunidades políticas e liberdade para o indivíduo fazer o que quiser. . A democracia então degenera em tirania devido ao conflito entre ricos e pobres, é caracterizada por uma sociedade indisciplinada existente no caos, onde o tirano se destaca como um campeão popular, levando à formação de seu exército privado e ao crescimento da opressão.[85](wikipédia)
 
"Sócrates dizia:  De acordo com esse modelo, os princípios da democracia ateniense (como existiam em seus dias) são rejeitados, pois apenas alguns são adequados para governar. Em vez de retórica e persuasão, Sócrates diz que a razão e a sabedoria devem governar, assim ele diz:
Até que os filósofos sejam reis, ou até que os reis e príncipes deste mundo tenham o espírito e o poder da filosofia, e até que a grandeza polítiva e a sabedoria se encontrem, e até que a natureza dos plebeus que perseguem uma até a exclusão da outra seja forçada a se retirar, as cidades nunca se livrarão dos seus males... não, nem a raça humana, segundo creio.
[87]
— Sócrates, República, 473c–d"(
Wikipédia)


Abraços
ej...!!!
Ejedib
Enviado por Ejedib em 10/12/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras