ejedib

"Jesus Cristo o caminho e a Luz do Mundo"

Textos

Medo do escuro
MEDO DA ESCURIDÃO – CAP I

16/05/2002- JOHN



ELE TINHA MEDO DO ESCURO
ELE TINHA MEDO DE TUDO
ELE TINHA MEDO DO NADA.

QUANDO CHEGAVA A NOITE ENGOLINDO O DIA
ELE NÃO SABIA O QUE IRIA FAZER
SE ESCONDIA DO ESCURO
PARA  NÃO SER ACHADO

TINHA HORROR AO ESCURO
POIS NÃO SABIA O QUE HAVIA LÁ

ÀS VEZES PASSAVA BOM TEMPO DA NOITE ACORDADO
DE OLHOS ARREGALADOS  VOLTADOS PARA O TELHADO
E PELA FRESTA PODIA VER A LUZ
A LUZ DA NOITE.

MAS, MESMO ASSIM, SENTIA MUITO MEDO
E NÃO SABIA O QUE FAZER
FICAVA NO ALTO DO FOGÃO DE LENHA
SE AQUECIA CONTRA O FRIO DA NOITE
E SE PROTEGIA DO ESCURO.

SE ALGUÉM LHE PEDIA PARA IR LÁ FORA
ISTO NÃO ERA LEGAL
TINHA MUITO MEDO DO ESCURO
ELE SE SENTIA MUITO MAL

ELE FICAVA REZANDO PARA QUE A NOITE ACABASSE
E VIESSE A LUZ DO SOL
O ALÍVIO ERA IMEDIATO
QUÃO   É GRANDE  A NOITE
QUÃO  É GRANDE O SOL.


RL- 18-09-2007

.

O MEDO DO ESCURO
CAP. II
24-03-2009



-JOHN, o nosso personagem, sempre teve atribulações e sempre imaginando uma situação em que lhe fossem os fatos favoráveis. Mas, quase sempre tudo ocorria ao contrário, não porque se dava mal em tudo, mas, as coisas pareciam não encaixar naturalmente.

Um belo dia, o ainda pequeno John se viu em situação de extremo perigo, mas, caberia apenas a ele decidir sobre o que fazer.Ele estava em seu serviço, montado em um cavalo “Russo”( cavalo velho, de marcha dura e sem trote, muito chucro), este dia era de tarefa e precisava recolher o gado que se espalhou pelos campos da fazenda. John, açoitou o cavalo com força e ele entrou em disparada. Lá era cerrado ralo, árvores baixas e troncos retorcidos e por baixo o capim de campo cobrindo a terra e também pequenos arbustos. O pequeno John vacilou e seu cavalo embrenhou-se no cerrado, disparado e ninguém conseguia freá-lo, pois era cavalo muito teimoso e quando marcava numa direção era ali mesmo. Numa velocidade razoável e rumou em direção a uma árvore muito baixa e com galhos estendidos, e sem poder se desviar, o cavalo entrou debaixo dessa árvore e John, naturalmente recebeu o tronco no meio do peito e caiu para traz, justamente por cima de uma moita de capim. Caiu com as costas no chão, mas, o cavalo ainda andou uns 10 metros e depois parou. Ventos sopravam as árvores e o céu estava coberto de nuvens se movimentando e eram nuvens de chuva. De repente os pingos gelados caem na minha cabeça e decido que já era hora de voltar. Consigo segurar o cavalo e montar novamente, mas, desta vez as rédeas estavam seguras, então encostei-me em uma árvore frondosa , esperei a tempestade passar e então retornar à lide normal. John acabou aprendendo uma lição de vida, de que cada coisa deve ser feita a seu tempo e não adianta tentar atravessar o caminho, pois, tudo na vida tem uma seqüência e é sempre necessário desviar dos obstáculos, pois, sempre existiram pedras no caminho, se puder deixe-as de lado, nunca retire-as, pois, outro poderá tentar fazer o mesmo caminho, mas, também precisa passar pelos obstáculos e cada caminho possui os seus...

John...!!!
24-03-09
..

MEDO DO ESCURO CAP. III

SEMPRE aquele medo o acompanhou, ele é implacável, irresignado, incondicionado e muitas vezes inconveniente e inconformado. Muitas vezes também consegui driblá-lo, como se dribla um zagueiro em direção ao gol. Acendia pois, uma luz, ela afugentava as trevas e com ela levava todas as incógnitas as coisas mais obscuras e com preceitos do mal.

Sempre sendo conduzido por esta estrada infinita rumo à verdade e sabia que não se decepcionaria, afinal a “Luz” que existe lá é uma luz que não se apaga. Ela é sempre viva, brilhante e lá está o “Pai” e ele com certeza lembrará de seu filho amado e perdoará os seus ínfimos pecados.

SER aquele homem que só pratica o bem é uma sina. E uma rota a seguir é a rota da decência e da moral, virtudes que somente os homens de bem possuem e devemos fazer parte desse seleto grupo de homens.

UM homem trabalhador, cumpridor de seus deveres e obrigações, justo e reto.

HOMEM de fé, praticante das boas ações e respeitador dos direitos das outras pessoas.

JUSTO e honesto, seja o que for, venha o que vier, mas, a marca da honestidade há de imperar, pois, o seu caráter é imutável irretorquivel.

E, para no final, galgar o lugar mais alto e do alto poder ser espelhado, ensinando a muitos o caminho certo a seguir.

HONESTO para poder dizer a todos que é o exemplo a ser seguido. O nosso país precisa de homens assim, mesmo que nós nos esforcemos para ser tudo isto ou apenas dez por cento disso, acha que já é o bastante...!!!
29-05-2009...!!!
...

O MEDO DO ESCURO CAP IV

Sempre tive este pavor do escuro.

Mas, continuando, gostaria de revelar que hoje diminuiu e se tornou coisa do passado.
O medo do escuro que sentia quando criança , não era um medo comum, poderia dizer que era algo que assombrava de verdade. Não tem qualquer explicação. Simplesmente ele existiu e pronto. Não fossem as marcas deixadas por ele, diria que tudo era normal. Mas, o que dizer sobre isto? Quais as marcas deixadas em nós? Que traumas poderia ter deixado na formação psicológica de uma criança apavorada pelo sentimento do medo. Só quem sentiu pode realmente relatar o verdadeiro medo que apavorava nas noites sem fim. Passava noites de olhos abertos, porque o medo não deixava dormir. Torcia para que o sol viesse logo com a sua luz explendorosa e clareasse o ambiente. Isto era maravilhoso e não tinha nada igual. Mas naquelas noites tenebrosas em que era compelido a sair no escuro eram mesmo apavorantes. Não sabia o que havia ali e todo lugar parecia um abismo cheio de monstros e criaturas horripilantes. Chorava calado e o peito parecia que iria explodir de tanto sentir medo. Talvez, de tanto sentir medo, a mente se acostumou com o escuro e de hoje em dia não há mais o terrível medo. Voce poderia dizer que isto é coisa de criança, coisas da infância ou coisa e tal, mas, eu diria hoje que não... Medo comum eu sei como ele é... Não, não era um medo comum, era algo assustador mesmo. Era algo tão tenebrosos que fica difícil até de explicar... É algo sobrenatural e inexplicável... Quem sabe um outro dia tento buscar uma explicação plausível para isto. Não preciso pressa, pois, o estrago já foi feito com certeza. Poderia ser outra pessoa e ter outra personalidade, acho que é irreversível a formação da personalidade e uma vez formada, jamais retorna ao "status quo". Agora é tentar fazer as modificações forçadas do nosso ser ou viver para sempre sentindo aquele medo. Medo de tudo e medo do nada...

Abraços...!!!
John...!!!
RL-06-10-2009...!!!
....


O MEDO DO ESCURO CAP V

No Capítulo anterior...disse:

É algo sobrenatural e inexplicável... Quem sabe um outro dia tento buscar uma explicação plausível para isto. Não preciso pressa, pois, o estrago já foi feito com certeza. Poderia ser outra pessoa e ter outra personalidade, acho que é irreversível a formação da personalidade e uma vez formada, jamais retorna ao "status quo". Agora é tentar fazer as modificações forçadas do nosso ser ou viver para sempre sentindo aquele medo. Medo de tudo e medo do nada...

Sim, medo do nada e nada mais. Porém, o medo que lhes dizia antes, hoje está minimizado, porém mais uma vez vale ressaltar, o estrago já está feito e uma vez a ferida sarada, mesmo assim ainda deixa cicatrizes e as cicatrizes nos relembram de um passado, distante ou não. O que vale dizer é que mesmo ele sendo distante ou não, as sensações e as emoções nunca se apagam e continua a fazer presença em nossas vidas, assombrando, martirizando e como uma lança no peito dilacerando tudo por dentro e destruindo o que o  nosso ego e super ego ou o ID constrói.

Na realidade, psicologicamente podemos dizer com 100% de segurança, que aquilo do passado deixou marcas indeléveis, mas, estas marcas podem algum dia desaparecer por completo, serem apagadas, mas, dependerá muito de um trabalho psicológico educativo, com a finalidade de condicionar a mente a aceitar aquelas mudanças, fazendo com que estas não sejam prejudiciais a nós mesmos.

O que se espera realmente é justamente o total desaparecimento de tudo isto e que possamos levar uma vida normal e sem nos lembrar tanto daquelas mazelas do passado e que nos deixou assim...

Lamentavelmente esta foi a herança de um passado terrível, em particular é claro, pois, ninguém é capaz de enxergar o que eu enxergo, ninguém é ou foi capaz de verificar o dano como eu verifiquei. Ninguém teve a preocupação de buscar o passado e estudar as razões de minhas preocupações com a formação de meu caráter e formação de minha própria identidade.

Tive que driblar muitas vezes as minhas muitas facetas psicológicas de comportamento e às vezes e muitas vezes me esconder daquilo que me afetava psicologicamente e me deixava, ou com medo ou com certa timidez mórbida. Aquilo me destruía completamente no meu interior.

Fui muitas vezes uma criança muito tímida e muitas vezes introspectiva, vivendo em meu mundo solitário, muitas vezes também incompreendido por muitos, sem dizer nomes, pois, talvez eles não possuam culpa, pois, quando não se conhece a razão de praticar a ação, muitas vezes também são dignos de isenção da culpa.

Isto é o que penso acerca dessas atitudes. Agora estou aqui escrevendo sobre isto, após muitos anos e fico pensando: O que me motiva a escrever sobre coisas que ninguém sabe? Porque de tudo isto?

A explicação mais plausível talvez seja a que mais se aproxima de minha busca pela razão de ser assim, de ter uma formação psicológica tão variada, ter comportamentos corretos, socialmente falando, obedecendo as normas impostas pela sociedade e todas as suas regras gerais melhor dizendo.

Isto é o que restou para a minha formação e se hoje sou assim, devo tudo isto a mim mesmo, pois, consegui mais uma vez , driblar os problemas psicológicos, os monstros que aterrorizam a nossa personalidade , os nossos sonhos, atormentam o nosso interior e muitas vezes aterrorizam o nosso dia a dia...

Mas, continuamos a perseguir nosso ideal de vida e buscando cada vez mais o equilíbrio entre a mente e o nosso ser propriamente dito, pois, estamos vivendo num mundo conturbado, onde os valores sociais são amplamente trocados, invertidos. Os verdadeiros valores são deixados em segundo plano. Então, o que nos restas a fazer, senão cuidar de nós mesmos, até que um dia possamos enfim dizer venci aquilo que me destruía e hoje sou um homem totalmente livre dos temores das coisas obscuras. Nada pode nos impedir de sermos totalmente felizes, só depende de nós mesmo, buscar a nossa própria felicidade e esta felicidade pode estar dentro de nós mesmos. Basta que façamos um pequeno esforço e com certeza ela irá um dia aparecer e quando isto acontecer, nós seremos realmente aquilo que deveríamos ser tudo aquilo que algo ruim lhe impedia de ser...

04-03-2010
John...!!!
RL 04-03-2010
.....
Ejedib
Enviado por Ejedib em 28/11/2019
Alterado em 28/11/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras