ejedib

"Jesus Cristo o caminho e a Luz do Mundo"

Textos

O jovem e o velho


“Os dias de nossa vida chegam a setenta anos e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é  canseira e enfado, pois, cedo se corta e vamos voando. Quem conhece o poder da tua ira? Segundo és tremendo, assim é o teu furor. Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos coraçoes sábios..” (Salmos 90.10-12) ...

Para quem é jovem, a vida passa lentamente e ele vive acelerado ... para um idoso, a vida passa rápido demais e ele, não tem outra opção, se não andar lentamente. Quando somos jovens não sabemos muito da vida e temos, aparentemente, todo tempo do mundo! Quando envelhecemos já sabemos o bastante para aproveitar melhor a vida, mas aí então o que nos falta é o tempo.

Quando somos muito jovem não nos faltam forças, falta-nos experiência. Quando chega a velhice é o contrário: não nos falta experiência, faltam-nos forças. A vida parece produzir este antagonismo: quando podemos, não sabemos; e quando sabemos, já não podemos. Mas, não precisa ser exatamente assim. Não se vivermos em comunhão com Deus. Com Deus podemos viver bem essas duas faces contraditórias da mesma vida. É verdade que o tempo leva nossas forças e vitalidade do homem. É verdade que a vida tem limites físicos. Podemos trabalhar para esticá-la ao máximo, mas ainda assim o fim chega e as forças faltam. Quanto mais perto do fim, mais limitações, menos disposição.

Alguém já disse que a vida é uma professora exigente: primeiro dá a prova para depois ensinar a lição.

E aí o aprendizado exige tempo e o tempo é limitado. Por isso precisamos ser bons alunos e aprender rápido. Não temos todo tempo! Quando vivemos em comunhão com Deus podemos e aprendemos. Com Ele em nossa vida mesmo sem experiência, podemos desfrutar de sabedoria. O temor ao Senhor é a fonte da sabedoria.

Temer a Deus é dar a Ele o lugar devido em nossa vida. Com Deus podemos viver nossa juventude sem comprometer nossa velhice e viver nossa velhice sem lamentar nossa juventude.

Para reflexão...

"Quando somos criança o adulto pega em nossas mãos e leva-nos a qualquer lugar onde não queremos. Quando estamos velhos  a criança guiará nossos caminhos e pegando em nossas maõs levando-nos a qualquer lugar, mesmo que não queiramos ir..."(EJED- 2019)

fonte:
https://www.pibmacae.org.br/single-post/2017/07/24/O-JOVEM-E-O-VELHO
Abraços
EJ...!!!
Ejedib
Enviado por Ejedib em 26/11/2019
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras