ejedib

"Jesus Cristo o caminho e a Luz do Mundo"

Textos

Jesus!


Em uma passagem bíblica Jesus pergunta por três vezes a Pedro:
Pedro, Tú me amas?

Pergunta interessante, que revela um elemento de nossas traduções bíblicas: a dificuldade de verter em nossas línguas certas nuances do grego.

Os versículos de João 21 que contam essa conversa entre Jesus e Pedro fazem um jogo entre dois verbos: filew e agapaw, ambos normalmente traduzidos para o português como "amar". Sabemos que na língua grega, mesmo se todos os dois verbos têm o significado de amor, sintetizam níveis diferentes de amor: filew é amizade, enquanto que agapaw é amor profundo, que se doa, o verdadeiro amor cristão.

Vejamos esquematicamente o que acontece no texto mencionado (coloco os verbos gregos translitelados no infinitivo), no diálogo entre Jesus e Pedro:

Primeira vez (João 21,15): Pedro tu agapaw a mim? Sim, eu filew a ti!
Segunda vez (João 21,16): Pedro tu agapaw a mim? Sim, eu filew a ti!
Terceira vez (João 21,17): Pedro tu filew a mim? Sim, eu filew a ti!
É evidente que Jesus perguntava se Pedro o amava com amor verdadeiro e o discípulo dizia, resumindo, que era seu amigo.

João quer mostrar, com esse jogo de palavras que se perde nas traduções em português, que o discípulo de Cristo é chamado a viver o amor verdadeiro, que se doa completamente, como o amor de Cristo que se doa na cruz por todos nós.

João /cap. 21 Vrs 14
E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discipulos, depois de ter ressucitado denttre os mortos.

Vrs 15
E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, Amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tú sabes que te amo. Disse-lhe: apascenta os meus cordeiros.

Vers 16
Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de João, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: apascenta as minhas ovelhas.

Vers 17:

Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tú sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus  disse-lhe: apascentas as minhas ovelhas.

" Jesus fazia aquelas perguntas, mas, o significado delas era bem visível, pois, Jesus dizia: "quem me ama, me obedece". E porque fazem coisas que Jesus não queria? Se fazem estas coisas contrárias às que Jesus queria, certamente não amava tanto a Jesus. Jesus disse: Perdoai as nossas ofensas, Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.



abraços
EJ..!!!


Ejedib
Enviado por Ejedib em 27/11/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras