ejedib

"Jesus Cristo o caminho e a Luz do Mundo"

Textos

Os recursos naturais do planeta


É um tema bastante debatido em diversos países e a preocupação daqueles países talves tenha chegado muito tarde. Quase todos os países do mundo já dizimaram suas florestas naturais a custa do progresso. Na Europa inteira já não se tem notícias de florestas naturais. Agora eles estão muito preocupados com a Amazônia, mas, o governo tem feito pouco para preservá-la. a devastação dos campos e florestas é assustador. Nem as matas ciliares são poupadas e a consequência de tudo isto é a falta de chuvas que consequentemente afetam as águas, os rios secam, desaparecem. Haverá um tempo em que se esgotarão todos os recursos naturais da terra, regiões passarão pelo processo de desertificação.

As derrubadas de árvores, esploração de minérios, queimadas, erosões, açoreamento dos rios, utilização dos cerrados para plantio, tudo isto vem contribuindo para o processo de desertificação. Os animais estão cada vez mais acuados. Os pássaros sem saber onde nidificar, comprometendo a perpetuação da espécie.

O ser humano é sem dúvidas o principal elemento da destruição. A ganância e sede por dinheiro faz com que o ímpeto nunca entre em extinção.

O que faremos se faltar a água potável no planeta. Já sabemos que em nosso planeta a reserva de água doce é de apenas 3%.

A água potável, ou mesmo água doce disponível na natureza, é bastante restrita, cerca de 97,61% da água total do planeta é proveniente das águas dos oceanos; calotas polares e geleiras representam 2,08%, água subterrânea 0,29%, água doce de lagos 0,009%, água salgada de lagos 0,008%, água misturada no solo 0,005%, rios ...


Água potável corresponde a toda água disponível na natureza destinada ao consumo e possui características e substâncias que não oferecem riscos para os seres vivos que a consomem, como animais e homens. A água, em condições normais de temperatura e pressão, predomina em estado líquido e aparentemente é incolor, inodora e insípida e indispensável a toda e qualquer forma de vida.

Essa água está disponível para toda a população, seja rural ou urbana, no ambiente rual não há o tratamento antecipado desse recurso, no entanto, nos centros urbanos quase sempre se faz necessário realizar uma verificação da qualidade e grau de contaminação, uma vez que nas proximidades das cidades os córregos e rios são extremamente poluídos.

A água potável, ou mesmo água doce disponível na natureza, é bastante restrita, cerca de 97,61% da água total do planeta é proveniente das águas dos oceanos; calotas polares e geleiras representam 2,08%, água subterrânea 0,29%, água doce de lagos 0,009%, água salgada de lagos 0,008%, água misturada no solo 0,005%, rios 0,00009% e vapor d’água na atmosfera 0,0009%.


Diante desses percentuais, apenas 2,4% da água é doce, porém, somente 0,02% está disponível em lagos e rios que abastecem as cidades e pode ser consumida. Desse restrito percentual, uma grande parcela encontra-se poluída, diminuindo ainda mais as reservas disponíveis.

Nessa perspectiva, a ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou uma nota com uma previsão de que até 2050, aproximadamente 45% da população não terá a quantidade mínima de água.

No mundo subdesenvolvido, cerca de 50% da população consome água poluída; em todo planeta pelo menos 2,2 milhões de pessoas morrem em decorrência de água contaminada e sem tratamento. Segundo estimativas, existem atualmente cerca de 1,1 bilhão de pessoas que praticamente não tem acesso à água potável, bem comum a todo ser humano.

A poluição é um dos maiores problemas da água potável, uma vez que diariamente os mananciais do mundo recebem dois milhões de toneladas de diversos tipos de resíduos.

Nessa questão, quem mais sofre tais reflexos são as camadas excluídas que vivem em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.

Quem paga esta conta? Nós, os humanos, os animais, pássaros e plantas somos os que utilizam dessas águas e com certeza iremos pagar muito caro por tudo que estão fazendo com os recursos naturais.

Abraços
EJ....
Ejedib
Enviado por Ejedib em 19/10/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras