ejedib

"Jesus Cristo o caminho e a Luz do Mundo"

Textos

Uma pátria sem educação é como se o país fosse uma grande cadeira escolar vazia.

Triste a realidade do nosso Brasil, antes fóssemos colonizados pelos ingleses, talvés seríamos , como antes éramos,"República Federativas dos Estados Unidos do Brasil.

Nome muito bonito para uma nação.
Com uma colonização inglesa tudo teria sido diferente da colonização portuguesa e seríamos muito melhores."Entre os brasileiros, a piada que a culpa pelo nosso atraso é dos portugueses toma ares de verdade, depois de tanto repetida. Como se bastasse tomar o chá das cinco ou fumar cachimbo como os ingleses para insuflar a fumaça do desenvolvimento nas rudes terras tropicais. Na verdade, a explicação para nossas misérias é bem mais complexa do que esse simples preconceito anti-lusitano. Basta ver como estão hoje algumas ex-colônias inglesas como Quênia, Zimbábue, além de nossa vizinha Guiana, para constatar que a realidade não é tão simples.

Vieram ainda as teorias de superioridade racial, superioridade cultural, que causaram muitos estragos e deixaram marcas que insistem em permanecer entre nós, mesmo depois de desmentidas e derrotadas em todos os fóruns científicos e em todos os confrontos lógicos.

Já tentaram explicar nossas diferenças com os americanos por razões religiosas, raciais ou geográficas. Esses três fatores influenciaram sim nossa formação, mas não foram determinantes.O fato de os Estados Unidos de hoje, sem o Alasca, ficarem quase totalmente na faixa temperada não justifica aquelas teorias antigas , chamadas de “determinismo geográfico”, que, levadas ao absurdo, queriam dizer que era impossível de dar a civilização nos trópicos; que era preciso frio para que a humanidade prosperasse e outras tolices do tipo. Na verdade, a civilização ocidental nasceu muito mais próxima do calor do que do frio. No tempo do apogeu egípcio, na zona desértica, a Europa era um continente atrasado. E a América do Norte, no século XVI, tratava-se de um subúrbio abandonado da grande civilização asteca, também nos trópicos.  Determinantes foram as razões econômicas e históricas. Quando se joga a culpa na raça, na religião ou na geografia, que são dados integrantes da formação brasileira, dá-se uma boa razão para o imobilismo e para a inércia.Quando se entende que é a história que justifica este ou aquele fato, fica mais fácil mudar as coisas em nossa vida ou em nosso país".www.sab.org.br/pedag-wal/praticas/texto-brasil-nao-deu-tao-certo.doc.

"Uma cadeira escolar vazia' é isto que o país parece".

Abraços. EJ...





Ejedib
Enviado por Ejedib em 08/02/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras