ejedib

"Jesus Cristo o caminho e a Luz do Mundo"

Textos


1º Jogos Mundiais dos Povos Indígenas
Os jogos mundiais indígenas

Os jogos Mundiais Indígenas
Estão para começarem os Jogos Mundiais Indígenas, que será realizado neste mês de outubro, precisamente dia 23/10/2015, com abertura oficial, com delegações de vários países.

Está sendo muito salutar esta iniciativa, pois, propiciará o encontro de diversos povos indígenas, que estão dispersos pelo planeta. Além de propiciar esta reunião, servirá também para divulgar as suas tradições, costumes e hábitos. Também, será uma oportunidade para os participantes mostrarem o que fazem em suas aldeias aproveitando tudo aquilo que a natureza lhe dá de graça, bastando para isso, preservá-la. Sabemos das preocupações dos povos indígenas com relação à preservação da natureza, sabemos também que estas tribos estão a cada dia sendo segregadas ao seu habitat, não se misturando com o homem branco.

Mas, sabemos também que existem algumas tribos que se entregam aos costumes do branco, inclusive alguns deles são dados ao consumo do tabaco, bebidas alcoólica e até mesmo drogas. Isto já é do conhecimento das autoridade e muito se tem feito para coibir a facilitação destas práticas, inclusive leis foram editadas visando proibir a vendas de bebidas a estes povos. Porém , nem sempre a lei funciona da forma que o legislador previu, acontece que existem os burladores e aliciadores , que compram estes produtos e em troca de alguma coisa ou até mesmo dinheiro, repassam estas bebidas aos índios. São casos que já são do conhecimento de todos onde existem tribos indígenas, infelizmente existem estas práticas nocivas aos povos indígenas.

Mas, o propósito deste artigo não é revelar a problemática existente no dia a dia destes povos, mas, parabenizar a toda organização por ter a iniciativa de realizarem estes jogos aqui no Tocantins, estado este que tem a felicidade de abrigar vários povos indígenas, citamos: Os povos indígenas Xerente, Os povos indígenas Javaés, Os povos indígenas Apinajés ; Os povos indígenas Craós, Os povos indígenas carajás e outros.

Ao mesmo tempo que deixa o povo um pouco triste em relação à organização, pois, o povo de Palmas não terá acesso à abertura propriamente dita e será comandado pelo cerimonial da Presidência da República e restrito a cinco mil ingressos.É realmente lamentável, pois, criou-se uma expectativa muito grande, propaganda na tv, rádio e internet e no final, o que sobrou? Nada. vocês não podem ver ao vivo e se quiserem assistir e somente no telão da praça do bosque.

AH! pelo amor de Deus, onde é que estas pessoas estão com a cabeça? Valoriza-se o que vem de fora e desvaloriza o nosso povo. Tem até indígenas protestando, pois, estão sendo barrados também, somente porque estão fazendo protestos contra o governo.

Uma coisa temos que perguntar: o nosso país é democrático? Então cadê a democracia e a participação do povo?
Lamentável, Lamentável, Lamentável...

É isto aí, vivendo e aprendendo.
Sucesso pra vocês, pois eu não vou pro telão, jamais...
Abraços a todos...

Em inglês

Indigenous World Games

World Indigenous Games
They are to start the World Indigenous Games to be held this October, precisely on 10.23.2015, with the official opening, with delegations from several countries.

It is very healthy this initiative therefore will provide the meeting of diverse indigenous peoples, who are scattered across the planet. In addition to providing this meeting will also serve to publicize their traditions, customs and habits. Also will be an opportunity for participants to show what they do in their villages enjoying all that nature gives away for free, just by, preserving it. We know the concerns of indigenous peoples regarding the preservation of nature, we also know that these tribes are every day being segregated to their habitat, not mingling with the white man.

But we also know that there are some tribes who indulge in white costumes, including some of them are given to tobacco consumption, alcoholic beverages and even drugs. This is the knowledge of the authority and already much has been done to curb the facilitation of these practices, including laws were enacted aimed at prohibiting liquor sales to these people. But not always the law works the way the legislature has so happens that there are burladores and traffickers who buy these products and in exchange for something or even money, pass on these drinks to Indians. Are cases that are already common knowledge where there are Indian tribes, unfortunately there are these harmful practices of indigenous peoples.

But the purpose of this article is not to reveal the existing problems in everyday life of these people, but congratulate the whole organization for having the initiative to achieve these games here in Tocantins, a state that is fortunate to house several indigenous peoples, we cite : Indigenous peoples Xerente, Indigenous peoples Javaés, Indigenous peoples and Indigenous peoples Apinajés Craós.

While leaving the people a little sad about the organization, for the people of Palmas will have access opening itself and will be led by the ceremonial of the Presidency and restricted to five thousand ingressos.É really unfortunate because, created a great expectation, advertising on TV, radio and internet and in the end, what's left? Anything. you can not see live and if they want to attend and only in the woods square of the screen.

AH! for God's sake, where are these people thinking? It values ​​what comes out and devalues ​​our people. There's even protesting indigenous therefore being barred too, only because they are making anti-government protests.

One thing we have to ask: our country is democratic? So where is democracy and people's participation?
Unfortunate, unfortunate, regrettable ...

That's it, we live and learn.
Success to you because I do not go pro screen, never ...
Hugs to all ...

Em Espanhol

Indígenas Juegos Mundiales

Juegos Indígenas del Mundo
Han de empezar los Juegos Indígenas del Mundo, que se celebrará este mes de octubre, precisamente en 10/23/2015, con la inauguración oficial, con delegaciones de varios países.

Es muy saludable, por tanto, esta iniciativa proporcionará a la reunión de diversos pueblos indígenas, que se encuentran dispersos por todo el planeta. Además de proporcionar esta reunión también servirá para dar a conocer sus tradiciones, costumbres y hábitos. También será una oportunidad para los participantes de mostrar lo que hacen en sus pueblos que disfrutan de todo lo que la naturaleza le da de forma gratuita, sólo, su preservación. Conocemos las preocupaciones de los pueblos indígenas en relación con la preservación de la naturaleza, también sabemos que estas tribus son cada día siendo segregado a su hábitat, no mezclándose con el hombre blanco.

Pero también sabemos que hay algunas tribus que se entregan a los trajes blancos, entre ellos algunos de ellos se les da al consumo de tabaco, bebidas alcohólicas e incluso medicamentos. Este es el conocimiento de la autoridad y que ya se ha hecho mucho para frenar la facilitación de estas prácticas, incluyendo las leyes fueron promulgadas para prohibir la venta de bebidas alcohólicas a estas personas. Pero no siempre la ley funciona de la forma en que el legislador ha Sucede que hay burladores y traficantes que compran estos productos ya cambio de algo o incluso dinero, pasan estas bebidas a los indios. Son casos que ya son de conocimiento común donde hay tribus indígenas, por desgracia existen estas prácticas nocivas de los pueblos indígenas.

Pero el propósito de este artículo no es revelar los problemas existentes en la vida cotidiana de estas personas, pero felicitar a toda la organización por haber tenido la iniciativa para lograr estos juegos aquí en Tocantins, un estado que tiene la suerte de albergar a varios pueblos indígenas, citamos : Los pueblos indígenas Xerente, los pueblos indígenas Javaés, los pueblos indígenas y los pueblos indígenas Apinajés Craós.

Al salir del pueblo un poco triste por la organización, para el pueblo de Palmas tendrán misma abertura de acceso y serán llevados por el ceremonial de la Presidencia y restringido a cinco mil ingressos.É realmente lamentable porque, creado una gran expectativa, la publicidad en televisión, radio e internet y, al final, lo que queda? Nada. no se puede ver en vivo y si quieren asistir y sólo en la plaza maderas de la pantalla.

AH! por el amor de Dios, ¿dónde están pensando a estas personas? Valora lo que sale y se devalúa nuestra gente. Hay incluso protestar indígena, por tanto, se prohibió también, sólo porque están haciendo protestas contra el gobierno.

Una cosa que tenemos que preguntar: nuestro país es democrático? Entonces, ¿dónde está la democracia y la participación de la gente?
Lamentable, lamentable, lamentable ...

Eso es todo, vivimos y aprendemos.
Éxito a usted porque no voy pro pantalla, nunca se ...
Abrazos a todos ...


Bem! os jogos acabaram, ocorreu tudo certo a não ser pela falta de logística e pela expectativa da grandiosidade  dos jogos.

Houve kilometros de engarrafamento  na Avenida Teotônio Segurado, presenciei até abalroamento e carro e quem bateu fugiu sem dar assistência. Na realidade um condutor fechou um carro branco, que acabou acertando a porta do carro preto. Só isto. Mas , o motosrista do carro branco nada pode fazer, pois , o movimento era grande e não tinha como correr atrás.

Mas, em termos gerais acredito que foi bom, onde vários povos indígenas tiveram a oportunidade de conhecer outras culturas, costumes e linguas diferentes. Sairam do quadrado.

Resta para quem administra grandes eventos como estes, preparar melhor o acesso ao local para que não ocorram maiores entraves no trânsito.

Também , no que tange a abertura, foi muito negativo, pois, a população Palmense não teve acesso ao local, foi muito ruim. Fica aqui o meu protesto, pois, nós temos o direito de participar também, afinal  "
Co yvy ore retama”, que significa em português “Esta terra é nossa”.".

Abraços
John...

 
Ejedib
Enviado por Ejedib em 03/11/2015
Alterado em 03/11/2015
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras