ejedib

"Jesus Cristo o caminho e a Luz do Mundo"

Textos

o filhote de tico-tico!!!

No mes de setembro, quando ainda começavam as primeiras chuvas por aqui, bem do lado onde guardo o carro, na praça dos girassóis, deparei-me com um ninho de tico-tico.

O casal de Tico-Tico, sempre por perto alí, num arbusto, de Pata-de-Vaca, construiu o seu ninho e percebi ao chegar bem perto, que existiam dois filhotes de tico-tico.

Eles emitem aquele som bem suave, quase que um piadozinho de passarinho. Já os seus pais, um som mais agudo, de tico-tico...
- Quando me aproximava do ninho, os pais se alvoroçavam e davam aqueles voos razantes sobre nossas cabeças, e ao mesmo tempo grasnando forte, como que estavam alí fazendo a proteção dos seus filhotes.

- Por diversas vezes parei no mesmo lugar.
- Numa certa manhã, quando cheguei, depareime com um deles (filhotes) pelo chão. Parece que tentou sair do ninho e não conseguiu mais subir. A árvore, ou seja o arbusto era baixo e consegui apanhar o pequeno pássaros pelo chão, após uma longa correria e me livrando do voos razantes do pais.

- levei-o até o seu ninho, mas, antes eram dois, agora somente um. Talves o outro voou mais cedo.
- Por diversas vezes, acompanhei de perto os pais os alimentando no bico. Eles abrem um bico para cima e ficam ali dando aqueles chiados de pássaro novo, e de repente vem um dos pais e regorgitam alimentos no bico dos filhote.

- É muito interessante ver a cena, como eles tem os cuidados necessários para que fiquem bem alimentados. Come insetos, frutas etc..

- Outra vez, num entardecer, mas, já bem mais forte, deparei-me com o mesmo no chão, perto do arbusto, "Pata-de-Vaca", onde alí estava o seu belo ninho, mas, o mesmo não tinha como subir, pois, ainda não voava. Até parece que me reconheceu e não esboçou qualquer espécie de fuga. Então, peguei o pequeno e leve pássaro e depositei em seu ninho. Até parece que os pais estavam me agradecendo, pois, ficaram o tempo todo olhando a cena e emitindo o seu tradicional tico-tico..

- Agora após  tres meses, ainda os vejo pelas redondezas, talves farão outros ninhos nas diversas árvores que existem nessa "Praça dos Girassóis "

***A Praça dos Girassóis, foi construida pelo então governador do Estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos e é tida com a maior da américa Latina...!!!
Ejedib
Enviado por Ejedib em 17/11/2011
Alterado em 18/11/2011
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras