ejedib

"Jesus Cristo o caminho e a Luz do Mundo"

Textos

O HOMEM DAS CAVERNAS E O HOMEM MODERNO

 

 

O homem moderno seria mesmo a própria evolução do homem das cavernas? Ou será que aquele das cavernas teve uma existência curta e desapareceu da face da terra?.

 

Muitas vezes ficamos a perguntar e nem sempre obtemos respostas concretas acerca de determinados assuntos. Um exemplo disto é justamente sobre a evolução do homem. Ficamos indagando e sempre muitas dúvidas pairam sobre nossas cabeças, por exemplo: Como o homem resistiu a tantas diferenças climáticas: calor excessivo, frio, falta de alimento adequado, água etc...

 

O homem mais conhecido da antiguidade talvez seja aquele considerado o homem das cavernas( Neandertal), pois, aprendeu a se abrigar das chuvas, do sol e ventos. Aprendeu fazer o fogo e cozinhar seus alimentos, assar etc. As cavernas certamente foram as suas primeiras casas e dentro das cavernas viveram por longos períodos. Ali eles alimentavam-se, dormiam e procriavam-se. Imaginamos como seria isto, as questões higiênicas por exemplo. Não existiam cuidados específicos e nesse contexto ficamos imaginando como se viravam para que doenças não se alastrassem entre eles?

As doenças foram as maiores causas de baixas entre estas populações, pois, não existiam medicamentos para o tratamento dessas doenças.

 

E após as refeições, geralmente servidas no mesmo local onde dormiam e sem quaisquer cuidados, com insetos germes etc.

 

E os cuidados com a higiene bucal acredito que também não existia. Comiam carnes e os restos ficavam entre os dentes, causando-lhes as cáries. Naturalmente naquela época ainda não existia o açúcar, que é um dos maiores causadores de cáries, mas, mesmo assim, existia por ocasião da ingestão de alimentos contendo açúcares e não higienizavam adequadamente a boca.

 

Imaginamos o quanto estes homens sofreram por exemplo, pois, não tinham o nosso famoso fio dental, para limpar os dentes e quando tinham dores, como é que faziam? Ficavam sentindo dores, ou haviam matos ou plantas medicinais que aliviavam essas mesmas dores. Outra questão era o mau hálito, seria uma coisa repugnante e insuportável. Para nós da modernidade talvez sim, mas, para eles, talvez pudessem suportar sem problemas.

 

O homem das cavernas passou por inúmeras dificuldades e nesse afã de perpetuarem-se, mudavam-se constantemente de região de acordo com o clima e nestas mudanças, foram conhecendo novos povos e relacionando-se cada vez mais, contribuindo com a miscigenação, conhecida em tempos contemporâneos.

Os indivíduos migravam de regiões frias para as mais quentes e assim foram povoando deversas regiões, devido ao próprio clima da terra.

Certamente o homem atual não conseguiria viver sem as coisas de nosso tempo. Hoje tudo está automatizado e as grandes redes de comunicação facilitam a integração dos povos e ao mesmo tempo em que a modernidade ajuda, também pode atrapalhar, no sentido de propagação rápida de muitas doenças, inclusive a mais nova epidemia e que já falam em uma pandemia, certamente um vocábulo mais atual, mas, que todos sabemos, é generalizado e nos parece ser coisa mais grave , pois, podem atingir países em questão de dias, e o “vírus da gripe suína”, e recentemente o ( "ebola" " dengue" "zica e Chicungunia e agora recente o vírus mais mortal que já se conheceu o Covid 19.) nos países africanos ambos podem estar incubados nos pulmões das pessoas e como estas pessoas viajam em aviões, navios etc...a contaminação de centenas de milhares de pessoas simultaneamente seria uma catástrofe. Mas, os governos já estão se prevenindo para evitar desastres maiores, isolando estas pessoas e colocando-as em quarentena, como medida de controle. Atualmente a Africa sofre com o "ebola", muito embora os cientistas terem concretizado o isolamento do vírus e com sucesso produzir uma vacina eficiente com base em pés de fumo, o que tem salvado vidas.

 

Mas, o que seria do ser humano sem esse elemento diferencial que é a luta pela própria sobrevivência? Os seres humanos já sofreram bastante desde as épocas das Cavernas e ainda sofre nos dias atuais. Foram milhões de anos perambulando pelo planeta, até chegarmos a este homem moderno, e ao mesmo tempo antigo, cheio de muitas dúvidas sobre sua própria existência, muito forte e ao mesmo tempo frágil a uma simples gripe.

 

Se pudessem os homens das cavernas, pularem para os nossos dias e com a estrutura que possuíam antes, com os mesmos mecanismos de defesa de seus organismos, fatalmente não resistiriam por muito tempo, pois, as doenças também evoluem, os vírus são mutantes aparecem a todo instante, mesmo o homem atual não consegue livrar-se deles, mas, com a engenharia genética, consegue mapear os genes e com esta tecnologia, consegue prolongar sua vida para umas décadas adiante e com esperanças de no futuro descobrirem curas para todas as doenças. O homem só não pode se tornar imortal e atingir a eternidade pois, este estágio seria a pior das descobertas. Não ter fim seria um tédio, pois, sem o descanso eterno não faria sentido a vida de lutas pela própria sobrevivência e perpetuação de sua espécie...!!!

 

Pois, estariam eles velhos demais e caindo aos pedaços sem poder ter o direito de morrer em paz. Já pensastes assim? Ou ainda não teve tempo de pensar sobre estas coisas? Tudo bem, eu estive aqui e pensei isto para vocês, espero que tenham apreciado este pequeno artigo e se gostarem, por favor deixem seus comentários ,pois, ficarei muito grato...

 

Lembrando que este trabalho nem de longe tem a pretensão de ser didático, pois, para isto necessitaria de muitos estudos aprofundados acerca do tema. Sei da vastidão de textos existentes na Internet sobre o mesmo tema e falar ou escrever sobre a nossa evolução tem um grau altíssimo de responsabilidade e complexidade, afinal muitos poderão ler ou utilizar de alguma forma as nossas ideias, pois, acredito que isto seja apenas um embrião e muitos outros textos virão, pois, a raça humana está em constante transformação. Se por acaso utilizar dessas esboçadas ideias, não se esqueçam de fazer o complemento, enriquecendo de forma positiva o seu trabalho.

 

Outros estágios da evolução humana serão escritos, mas, tudo tem seu tempo e local.

Portanto, cuidado e prudência devem ser as maneiras de prosseguirmos.

 

Abraços...

John...!!!

28-04-2009

 

Ejedib
Enviado por Ejedib em 28/04/2009
Alterado em 17/11/2021
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras