ejedib

"Jesus Cristo o caminho e a Luz do Mundo"

Textos

A BEBIDA ALCOÓLICA E O VOLANTE
A BEBIDA ALCOÓLICA E O VOLANTE
Elias João

07-04-09

Obs. Se voce chegou até aqui, peço que avalie, por favor, é muito importante para mim a sua avaliação (COMENTE)...!!


Esta semana que passou, foi uma semana muito triste para nós e para muitos. O país inteiro ficou ciente das irresponsabilidades ocorridas em nosso trânsito. Não bastasse o problema geral dos nossos motoristas, que muitas vezes adquirem a licença para dirigir sem pelo menos saber dirigir, ainda temos o problema gravíssimo daqueles que ingerem bebidas alcoólicas e depois vão para o volante. Este motorista se torna um  assassino em potencial, pois, ao mesmo tempo que estão habilitados a dirigir, passam a ter liberdade para fazer o que bem entender atrás do volante. Esta liberdade não tem limites, pois, ninguém tem poder de parar um motorista desse porte. Eles às vezes, geralmente aos fins de semana, em festas em casas particulares ou até mesmo em bares, ingerem todo tipo de bebidas, comem, fumam etc...A mistura, ou melhor dizendo a não mistura de volante e bebida, tem causado muitos estragos em nossa sociedade, pois, vão pessoas conhecidas, amigos, entes queridos, que por causa dessa total irresponsabilidade de alguns gatos pingados, - sim porque muitos respeitam a tal “ lei seca”, - causam grandes estragos em famílias, que muitas das vezes não estava fazendo nada de errado e acaba por fim pagando o “pato”. Agora voltando para o lado institucional, quem deveria coibir estes abusos, pouco tem feito para diminuir estes trágicos acontecimentos. Os Detrans, acredito que não é só um órgão responsável pela normatização de placas, documentos e carros, ele não poderia apenas se preocupar com arrecadação de taxas etc. Teria que abraçar a causa por inteiro, pois, é um órgão dos governos estaduais, que tem poder para também fiscalizar o trânsito. A Polícia Militar, precisa  urgentemente tomar as devidas providências , no sentido de coibir estes abusos no volante. Ela foi criada para não deixar acontecer o crime, ela é essencialmente preventiva. Pois então, onde está a prevenção. Entendo que, já que o número de policiais militares é muito grande, porque não colocar em cada esquina ou em cada semáforo, uma viatura, pelo menos nos locais mais críticos das cidade, afim de realmente poder causar impacto e inibir aquele motorista mais afoito e quando for este flagrado com bebidas ou aparelhos celulares ou até mesmo DVD ligado, que se aplique o que a lei está prescrevendo, sem distinção de poder econômico ou “status” social, afinal de contas, a vida do ser humano é uma só e nunca mais volta aquele que falece. Infelismente nós perdemos amigos por causa dessas irresponsabilidades corriqueiras que acontecem em todo o país.

A inoperância das polícias tem sido um grande aliado a estes acontecimentos. A polícia só aparece depois do fato consumado, depois que as mortes já ocorreram. E porque não, ela começar a atuar preventivamente, fazendo rondas pelas choperias, bares e restaurantes, em um tom alegre de prevenção, alertar a todos aqueles que estão bebendo exageradamente e com perspectivas de daqui a alguns minutos sair num carro atrás de um volante, desrespeitando as leis do trânsito e outros motoristas, xingando e em alta velocidade causando estragos, matando pessoas inocentes pelo caminho onde passar. Seria uma ótima atitude dessas polícias, se assim acontecesse, seria aplaudida com certeza, pois, tenho certeza de que a diminuição dos acidentes gravíssimos seria bem acentuada. Mas, como foi dito anteriormente, as polícias tem agido somente no capítulo final de cada história, eles aparecem apenas para recolher os cacos do que sobrou. É muito triste uma coisa dessas, saber que eles são pagos com o dinheiro do contribuinte , mas, o contribuinte mesmo não vê nada de resultado positivo, mas, o seu tributo, a sua taxa, sempre tem que ser depositada mês a mês e se atrasar, multa nele. O que temos notado, é que estas polícias encarregadas para normalizar o trânsito, só estão preocupadas com a indústria da multa, pois, esta sim, paga o salário dele e muitos ficam se vangloriando, pois, uns multam mais no dia do que outros. Multas sem sentido, de um carro estacionado num canteiro, que não oferece risco nenhum a ninguém. Talves o veículo tenha ocasionado um pequeno defeito e enquanto o seu proprietário vai providenciar o tal conserto, chamar um mecânico etc, lá vem o espertalhão, com seu talãozinho nojento destacar uma multa. Mas, porque ele mesmo não multou aquele que se encontrava embriagado ao volante, rebocasse o seu carro, antes que ele causasse uma desgraça a uma família que por ali por obra do destino ou acaso passasse despreocupadamente. Isto é o que mais nos deixa indignado. São na maioria das vezes, pessoas totalmente despreparadas para atuarem como fiscais de trânsito, e na maior parte deles , mal conhece as próprias leis...Deveriam voltar ao bancos de escolinhas de trânsito também. Muitas vezes fazem vistas grossas para situações de perigo e por ser um amigo seu, deixar passar em branco e alivia a situação.

Então eu pergunto: E quando este seu amigo, causar uma desgraça no trânsito, matar pessoas inocentes, será que este mesmo guarda dormirá tranqüilo, sabendo que uma omissão de sua parte contribuiu para que acidentes gravíssimos pudessem acontecer, matando um, dois, três ou mais pessoas inocentes no trânsito? Será que o nosso dinheiro pago em forma de taxas e outros impostos, realmente são aplicados no fim a que são destinados mesmo? Ou será que este dinheiro é desviado de finalidade e não são aplicados onde deveria ser? Será que ele alimenta os sonhos de corruptos, que se aproveitam das falhas das máquinas administrativas e coletam o dinheiro nos vários ralos que existem por aí e que utilizam de forma aleatória este dinheiro, se beneficiando das falhas das nossas leis orçamentárias, mantendo os seus luxos e luxúrias? Se aproveitando também das falhas da lei de licitações e beneficiam um e outro através de compra “carimbada”...

Bem, mas, como o assunto é outro, voltamos a ele. A caótica situação do trânsito brasileiro é um caso a ser muito bem estudado, pois, a cada dia pessoas de bem perdem a vida por causa da falta de cuidados e por falta de fiscalização dos órgãos responsáveis pela mesma.

O que resta é aguardar os desenrolar dos fatos e esperar que a justiça seja feita. A justiça dos homens, porque, para aquele ou aquela que perdeu a sua vida, infelismente a justiça dos homens não poderá mais atingí-la, pois, pertence a outro plano onde a justiça humana não mais pode ser feita...

Este é o meu 100° texto, mas, coincidentemente, pois, não programei nada e não tenho nada o que comemorar, afinal a triste realidade de nosso trânsito não nos dá chance de fazer comemoração...
”A única certeza que tenho é que a bebida e o volante não se misturam e se isto acontece, onde um está o outro não é bem vindo”...

Abraços
John...!!!  
Ejedib
Enviado por Ejedib em 07/04/2009
Alterado em 07/04/2009

Site do Escritor criado por Recanto das Letras