ejedib

"Jesus Cristo o caminho e a Luz do Mundo"

Textos

A POLUIÇÃO PELO MONÓXIDO DE CARBONO E O MEIO AMBIENTE -PARTE II
Na verdade, tudo passou a ser uma falta de responsabilidade muito grande e hoje o aumento das indústrias poluidoras é assustador e sem mesmo fazer levantamento de dados acerca do problema já nos assusta.

A POLUIÇÃO CAUSADA PELO MONÓXIDO DE CARBONO NO MEIO AMBIENTE É DEVASTADORA.

-Parece que virou moda agora , discussões a respeito do tema proposto. Os gastos em torno do assunto são astronômicos. São reuniões de chefes de Estado etc...Muito dinheiro são gastos nestas reuniões, mas, o problema continua...

- Assistimos países potencialmente poluidores se negarem a participar de protocolos etc...Os grandes fenômenos da natureza tem nos ensinado que temos que nos prevenir, pois, grandes catástrofes podem ocorrer ainda e não só EEUU, Europa ou Ásia sofrem com os desastres causados pela natureza, nós também já assistimos diversos casos de maus tratos à natureza e que resultou em grandes tragédias.

-Mas, voltando ao tema principal e falando sério, o Brasil é um dos maiores poluidores que existe em todo o planeta. Temos as nossas fábricas, os nossos veículos as nossas queimadas anuais, que nunca param.

Em relação ao Monóxido de carbono, que é eliminado pelos carros movidos à gasolina, acredito que seria possível diminuir em até 90%,ou mais, pois, isso depende de ações de governos, tanto municipal, estadual ou federal.

- De que maneira poderia isso acontecer?
Tá aí uma bela pergunta;

- Vejamos o que poderemos fazer para que esses 90% ou mais, que é uma estimativa muito otimista, pudesse ser prontamente atingido:
-Os carros movidos com o combustível gasolina, nos modelos mais recentes, é necessário que saia de fábrica com uma peça chamada "Catalisador", que funciona de forma que o gas antes de ser expelido na atmosfera (meio ambiente), ele retorna ao motor e submetido a uma nova combustão, tipo nos carros turbo.
- Esta peça, hoje em termos de preços no mercado brasileiro, está em torno de R$380,00 a R$400,00 , reais. Para o consumidor brasileiro, que em geral ganha pouco, fica muito difícil repor esta peça, que geralmente teria que ser substituida de 2 em 2 anos , no mínimo.

-Qual é a Proposta de uma solução:

Pergunta bastante pertinente.

Vejamos: Hoje , se voce for realizar uma compra dessa peça, pagaria o que? Acredito que pagaria em torno de R$400,00 ,(quatrocentos reais, sem falar na mão de obra do mecânico, que está em torno de 20 a 40 Reais.
Supondo que tudo fosse ficar por R$440,00, (quatrocentos e quarenta reais), desses R$440,00 reais, só de impostos, em torno de 25% vai para o bolso do governo, ISSQN, antes disso, o dono da revendedora de peças, paga outro imposto na compra da peça.

-Propor ao Governo Federal , a isenção de impostos sobre esse produto seria a solução mais viável, pois, o produto sairia com um preço mais acessível e qualquer dono de veículo que ainda não possuisse  o "catalisador" , poderia adquirir com o preço mais baixo, sendo que isto sairia muito mais barato para o governo, pois, além de diminuir a quantidade de co² na atmosfera, ainda teria ganhos incontáveis em diversas áreas, tais como saúde (com a diminuição de problemas relacionados às doenças respiratórias) e outras  não relacionada aqui.

- Seria necessário que houvesse um projeto do governo federal, poderia ser encaminhado pelo próprio Executivo , ou através de um projeto elaborado por um Deputado Federal por exemplo. Mas, nem todos estão com essa preocupação.

Sabemos que hoje os temas relacionados ao Aquecimento Global tem sido bastante discutidos em várias esferas da nossa sociedade e por que não dizer no Globo.

Esta teria que ser uma preocupação dos próprios governantes e tenho a plena certeza de que nenhum governo iria perder dinheiro, muito pelo contrário, só teria a ganhar, além de poder armazenar "créditos de Carbono", bastante valorizado e mundialmente comercializado, como vimos em um recente leilão de créditos de carbono...

17 meses se passaram desde o meu primeiro artigo sobre o monóxido de carbono, mas, nada foi feito para minimizar os efeitos da poluição.

- O QUE TEM FALTADO SÃO PROJETOS NESSE SENTIDO, DEIXO AQUI UM APELO  E SE ALGUM DEPUTADO TIVER CONHECIMENTO DESSE ARTIGO E QUIZER SE MANIFESTAR PODE FICAR BEM A VONTADE E DEVE COM CERTEZA TOMAR AS MEDIDAS CABÍVEIS...

Palmas, 17 de março de 2009.

Abraços
Jonh...!!!
Ejedib
Enviado por Ejedib em 17/03/2009
Alterado em 23/03/2009

Site do Escritor criado por Recanto das Letras