ejedib

"Jesus Cristo o caminho e a Luz do Mundo"

Textos

"Homens de Rua"
Elias João
13-02-2009





O Brasil em que nós vivemos é mesmo assim. Encontramos pessoas e mais pessoas necessitadas andando pelas ruas, sem rumo e sem um tostão furado nos bolsos. O que esta(s) pessoas(s) espera(am) da vida. O que a Sociedade pode esperar de indivíduos como esses. Diríamos: Nada.

É simplesmente um sujeito sem lenço e sem documento, praticamente ele não existe para o mundo. Está perdido no meio da ventania querendo agarrar-se às folhas e papeis que voam pelos ares meio a um redemoinho.

Então , o que voce diria a uma pessoa dessa se o encontrasse na rua, cara a cara. Então,difícil né.Difícil também sair alguma palavra que se encaixe e que possa de alguma forma trazer conforto a quem necessita. Mas , a sociedade discrimina cada vez mais estas pessoas e não tem outro jeito, ou se acolhe ou discrimina. Até nós mesmo que estamos vivendo este problema em nossa cidade, às vezes torcemos o nariz para estas mesmas pessoas. Porém, nunca perguntamos a estas pessoas, porque estão naquela situação. O que aconteceu com a sua vida, com seus familiares etc...

Acolher é um ato extremamente difícil do ponto de vista econômico, e as condições do nosso poder público em lidar com situações semelhantes, é bastante precária, pois, de acordo com a visão deles (políticos), isto não tem retorno (voto), que em geral, são mendigos, são "Homens de Rua", que um dia foram "meninos  e meninas de rua", pois é, cresceram e os problemas cresceram juntos com eles. E quem liga para "meninos ou meninas de rua". O que se pensa é apenas punir, pois, de modo geral são jovens, adolescentes infratores, muitos são viciados em drogas e alcool e o sexo rola solto...Somente faltam-lhes o Rock"in" Rool....No futuro serão adultos de rua, velhos de rua e somente deixarão de ser problemas, quando já não existir mais solução, já não tem mais forças para nada. Só lhes restarão um velho caixão de madeira branca e fraca, e somente o coveiro acompanhando e empurrando seu esquife, em sua última jornada, pois, a morte será a sua única certeza e ali serão enterradas as suas desilusões, os seus sonhos jamais sonhados e os sonhados e não realizados. O único caminho a seguir será o caminho sem volta, direto para o cemitério e alí descansará eternamente e um pouco de paz. Trabalho, nunca tiveram, nunca tiveram uma carteira assinada, nunca tiveram um contra-cheque, nunca tiveram um holerite, nunca foram correntistas de um banco, nunca tiveram uma carteira de saúde, nunca tiveram o privilégio de dirigir um carro e nem mesmo uma bicicleta, e por mais velha que fosse, nunca tiveram a oportunidade de pedir uma conta a um garçon, pois, jamais sentou-se em uma lanchonete a saborear um pão com presunto e queijo, por mais simples que lhes parecessem ou um "x tudo" da vida, jamais teve a oportunidade de abrir uma latinha de refrigerante, pois, lhe faltou um mísero real em suas pobres mãos sujas e calejadas pelo próprio ócio, pois, nunca teve esta oportunidade de um trabalho digno; nunca foram a uma escola, nem mesmo quando estava sendo construída e se assim fosse, seria talves um pedreiro, que são homens de bem, e que erguem este país com dignidade, atraves de um tijolo em cima do outro. Assim, as paredes que eles não construíram fazem barreiras para si mesmos, são barreira de homens orgulhosos que jamais olharam para tras. Nunca souberam o que é passar fome, sede e frio. Mas, o país em que vivemos ainda é o melhor país do mundo para se viver.Aqui não tem guerras; vulcões; furacões; maremotos; terremotos; este até ouvimos falar, mas a escala é pequena e não chega causar grandes estragos.

A criança o homem e o velho.Todos são vítimas das decisões mal tomadas. Das decisões unânimes. Das discriminações, das segregações e por fim, DO DESCASO......

Então, a vida continua, para ele e para voce. Só com uma grande diferença: Voce volta para casa. Ele não...!!!


ABRAÇOS
ELIASJOÃO...!!!
Ejedib
Enviado por Ejedib em 16/02/2009
Alterado em 18/02/2009

Site do Escritor criado por Recanto das Letras